FALOU POUCO, MAS FALOU BONITO.

6 posicionamentos que definem as marcas melhor que qualquer textão.

O posicionamento de marca tem o papel de traduzir como sua marca quer ser vista e lembrada pelo público. Mas aí é que vem o desafio: fazer isso em poucas palavras. Quanto menos espaço você tem para falar sobre algo, maior é o desafio. Quando esse tipo de trabalho cai no colo de um redator, é necessário um estudo detalhado para que o posicionamento seja assertivo e represente a marca por um bom tempo. Para ilustrar isso, trouxemos alguns exemplos de marcas bastante conhecidas e que, com certeza, seus posicionamentos tem uma boa parcela de “culpa” para essa popularidade.

1. Bradesco – Entre nós, você vem primeiro.

Tem coisa melhor que saber que você é prioridade da empresa? Conhecido por ser um banco mais tradicional, o Bradesco decidiu adotar este posicionamento em 2022, mostrando que os desejos e objetivos de cada cliente são levados em consideração acima de tudo. O atual posicionamento fala que o Bradesco é uma empresa parceira e que não mede esforços para realizar os sonhos dos seus clientes, oferecendo suporte nos momentos difíceis e apoio nos grandes passos a serem dados.

Fonte: Banco Bradesco

2. Guaraná – É coisa nossa

O Guaraná é uma empresa genuinamente brasileira e sempre fez questão de representar o nosso “jeitinho” de uma forma única. Foi assim que surgiu o posicionamento atual, que associa o produto a características e situações bem brasileiras. Além disso, essa é uma maneira de falar sobre o orgulho que a marca tem de representar mundo afora um produto de origem brasileira, direto da Amazônia.

Fonte: Ginno Lary

3. Amazon – Tudo pra você, de A a Z.

Este é o exemplo perfeito de amarração entre conceito e identidade visual. Para quem não está lembrado, a logomarca da empresa tem uma seta que começa na letra “A” e termina na letra “Z”. Ou seja, absolutamente tudo que você estiver buscando, independente da letra do alfabeto, você encontra na Amazon. Abajour, bolas, cama, desodorante… e por aí vai!

Fonte: YouTube Amazon

4. Pepsi – Pode ser Pepsi

Sabia que aproveitar comparações com a concorrência também é uma maneira inteligente de se posicionar? Esse conceito vem de uma frase comumente falada pelos consumidores ao chegarem em determinado estabelecimento e, ao pedir uma Coca-Cola (sua principal concorrente), ouvir do vendedor “Não tem, mas tem Pepsi, pode ser?”. Essa frase ficou tão conhecida que a própria marca se apropriou e quis mostrar que optar pela Pepsi também é uma boa ideia.

fonte: LinkedIn

5. Rexona – Não te abandona

Quando você busca uma marca de desodorante, quer que ela entregue eficiência no quesito proteção de odores produzidos pelo corpo ao longo do dia. Mas quantas vezes, seu desodorante “venceu” e você se sentiu abandonado pela promessa feita pelo produto? Por isso que o Rexona faz questão de honrar com seu compromisso e não abandonar seus consumidores, por mais corrida que a rotina seja.

Fonte: Designi

6. Nike – Apenas faça

O famoso “just do it” traduz perfeitamente o propósito da Nike, que é incentivar as pessoas a acreditarem que são capazes de fazer qualquer coisa. O “apenas faça” é um convite a não pensar duas vezes antes de fazer algo que você quer muito e sabe que vale a pena. Precisa ir treinar, mas bateu a preguiça? Apenas faça. Recebeu uma proposta de emprego, mas está com medo? Apenas faça. O interessante é que esse posicionamento responde a questões relacionadas à atividade física/esporte, que é um dos focos da marca, e também ao dia a dia das pessoas. Esse é mais que um posicionamento, é aquele “empurrãozinho” que todo mundo precisa.

Fonte: G4 Educação

É importante lembrar que esses posicionamentos podem ser mudados ao longo dos anos. Afinal, além de corresponder às marcas, eles também precisam comunicar o momento que está sendo vivido. E você, lembrou de algum posicionamento marcante? Conta pra gente!

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